Magic: The Gathering

Magic: the Gathering, ou simplesmente Magic

É um jogo de cartas colecionáveis criado por Richard Garfield, no qual os jogadores utilizam as suas próprias cartas para tentar vencer o adversário. A diversidade de cartas é imensa, contando-se dezenas de milhares de cartas de diferentes cores e raridades.

Em Magic as cartas existem em cinco cores distintas: azul, branco, preto, verde e vermelho; somando-se as cartas incolores (artefatos e terrenos) e as cartas multicoloridas (cartas que misturam entre duas e cinco cores). Cada jogador faz o papel de um "Andarilho dos Planos", um mago muito mais poderoso que um mago comum, duelando pelo controle dos planos. Cada um utiliza quantos tipos de criaturas quiser, tais quais tritões, goblins, elfos, anjos, orcs, zumbis, xamãs, fractius, magos, kithkins, soldados, Pássaros, entre outras, alem de mágicas, feitiços e encantamentos.

Guritipau

Guritipau é um jogo de baralho com 4 pessoas, jogando no estilo 2 contra 2. Amplamente difundido na Ilha de São Nicolau, Cabo Verde. Utiliza 48 cartas.

Listagem das Cartas por ordem decrescente
Cartas vermelhas
Nhánha; Bóst; Ás (T); Rei; Valete; Damas (nT); Ás (nT); Duque; Terno; Quadra; Quina; Cena; Setóna; Oitóna; Novóna
Cartas pretas
Nhánha; Bóst; Ás de espadas (T); Rei; Valete; Damas (nT); Novóna; Oitóna; Setóna; Sena; Quina; Quadra; Terno; Duque; Ás de espadas (nT)
T = quando é trunfo
nT = quando não é trunfo


Jogadores e equipas
O jogo deve ter quatro jogadores, jogando no estilo dois contra dois.

Elêusis - Jogo de cartas

Elêusis é um jogo de cartas em que um jogador, denominado "Deus", "Natureza", "Tao", "Brahma", "Oráculo" ou simplesmente "Carteador", define uma regra secreta para determinar quais cartas podem ser jogadas em sequência. O carteador, a cada lance, declara se um descarte é legal ou ilegal com base na regra. Por sua vez, os outros jogadores, denominados "espectadores", observam as sequências de descartes, tentando descobrir a regra secreta, usando raciocínio indutivo, formulando hipóteses gerais e testando-as a cada lance. Por esse motivo, Elêusis é por vezes considerado uma analogia ao método científico.

O jogo foi inventado por Robert Abbott em 1956, à época apenas um jovem estudante da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e foi descrito pela primeira vez num artigo elogioso na coluna "Mathematical Games", já encerrada, de autoria de Martin Gardner na revista Scientific American de Junho de 1959, tornando-o mundialmente conhecido. Uma versão revisada, intitulada New Eleusis, apareceu na coluna de Julho de 1977.

Burro / Porco

Burro/Porco

Participantes:
Aconselhado jogar-se com mais de 4 jogadores.

Baralho:
Separar 4 cartas iguais, mas de naipes diferentes, para cada jogador que for jogar e um Joker.

Valor:
As cartas não têm valor.

Objectivo:
Formar uma quadra de cartas iguais.

O jogo:
Embaralha-se as cartas e distribui-se uma a uma, em sentido horário aos jogadores da mesa.
O jogador que estiver com 5 cartas deve começar a escolher uma carta qualquer, e passando para o jogador seguinte, sem mostrar a carta aos outros jogadores. O jogador que recebeu as cartas deve escolher uma carta qualquer e passar ao próximo jogador e assim por diante, até que alguém consiga formar uma quadra.

Canastra Regras

Canastra

Baralhos - dois de 52 cartas mais dois curingões, total de 106 cartas.
Jogadores – formado somente em dupla.
Disputa – formada somente com duas duplas.
Distribuição – quinze(15) cartas para cada participante.
Objectivo - Fazer canastras e pontos.


INTRODUÇÃO DO JOGO:
O jogo inicia-se com a distribuição de quinze cartas para cada participante por um jogador, após a troca dos três vermelhos por outra carta (se por acaso alguns dos participantes possuir) o jogador à direita do jogador que distribuiu as cartas, compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que sobrarem após a distribuição), não querendo a mesma coloca sobre a mesa e compra outra carta em seguida e descarta uma carta que começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa.

Como jogar Bridge em 10 Minutos

Bridge

Introdução
O jogo de Bridge é um dos mais excitantes jogos do mundo. É fácil aprender, mas leva tempo para saber jogar bem; é muito divertido e desafiador! Diferentemente de outros jogos e esportes, cada mão de Bridge demora cerca de 5 minutos para ser jogada do início ao fim. A ação, a pressão, as estratégias e emoções, os instantes de realização (ou derrota) transcorrem maravilhosamente rápidos. O sentimento de acerto de uma única mão de Bridge pode durar por anos, tal como lances criativos no jogo de xadrez.
Qualquer um pode competir. Idosos e jovens, ricos e pobres, homens e mulheres, saudáveis e deficientes, todos podem competir em igual nível. Você nunca é muito velho para aprender disse, aos 90 anos, Boris Schapiro um antigo campeão inglês de Bridge. Muitos acreditam que o Bridge impede uma degenerescência cerebral!